Pular para o conteúdo

Conexões e Inovações marcam o segundo dia da Fenaiva 2018

A 31ª edição da Fenaiva (Feira de Negócios do Vale do Acaraú) proporcionou uma experiência pioneira na cidade de Sobral: um torneio de Robótica, organizado pelo IFCE Sobral, com participantes de várias cidades do estado do Ceará. O torneio consiste em realizar corridas e desafios de robôs e terá final realizada no último dia do evento, no sábado, dia 25 de agosto de 2018.

 

A INDÚSTRIA ATUAL E SEUS DESAFIOS COMPETITIVOS

Palestras e oficinas nos segmentos de Tecnologia, Inovação, Conhecimento e Criatividade continuaram atraindo os visitantes no segundo dia da FENAIVA 2018.

A indústria está em sua quarta revolução, fase mais conhecida como Indústria 4.0, destacando-se a produção inteligente incorporada com a internet das coisas e com Big Data. Em palestra ministrada pelo prof. Prof. Dr. Rodolfo de Souza Zanuto, a sustentabilidade foi apontada como diferencial nas indústrias atuais, visto que ser sustentável significa ter mais eficiência de recursos, incluindo os econômicos, impactando diretamente no que se refere à área financeira da indústria. O desafio é produzir de forma renovável, repondo ao meio ambiente o que se tira no processo produtivo. Rodolfo ressaltou a importância da base tripla da Sustentabilidade, que vai além das questões ambientais, mas envolve também uma sustentabilidade econômica e social necessária a todas as indústrias.

ARTESANATO LOCAL E TÉCNICAS DE REAPROVEITAMENTO

O artesanato local também chamou a atenção na Fenaiva 2018, principalmente pelo fato de alguns expositores utilizarem em suas artes materiais que comumente seriam descartados, como revistas, jornais e até tecido de guarda-chuvas. Uma importante iniciativa que une arte e sustentabilidade, mostrando que também é dever dos empreendedores estarem a favor do meio ambiente.

 

AMPLIANDO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

As expectativas para as edições da Fenaiva crescem a cada ano, afinal, o evento promove oportunidades de negócios para os empreendedores que expõem seus produtos e serviços no local.  Márcio Melo é instrutor do curso de Marcenaria da Fazenda da Esperança São Bento, entidade que abriga pessoas de risco social e realiza terapias de combate ao uso de álcool e drogas. Representando a instituição na Fenaiva 2018, Márcio reforça que a divulgação que o evento oferece aos participantes é muito importante para o conhecimento e venda dos produtos. Além da Marcenaria Escola, a Fazenda da Esperança São Bento também possui uma Padaria Escola, onde os acolhidos também podem realizar atividades de produção alimentícia. Para Márcio, “é gratificante ser acolhido pelo evento e pelo Sebrae que dá apoio ao microempreendedor individual constantemente”.